Vitale Blog
Friday, 14 July 2023 12:23

Sua organização promove treinamentos operacionais ?

A realização de treinamentos dentro de sua organização é de extrema importância para seu negócio. Ela apresenta um diferencial competitivo dentro do mercado, atendendo custos operacionais e acidentes dentro de sua empresa. Algumas vantagens de realizar treinamentos:


1 - Valorização dos colaboradores , fornecimento conhecimento técnico;


2 - Vantagem competitiva, pois um tempo bem treinado reduz riscos operacionais ;


3 - Menor rotatividade de colaboradores , com o incentivo de e promoção de cursos na área;


4 - Estimula novos comportamentos e atitudes, sensibilizando a equipe a ter senso crítico .

A Vitale Soluções Ambientais oferece em seu escopo de trabalho alguns treinamentos , voltados para sua equipe, de forma personalizada e dinâmica.


1 - Gestão de Resíduos ;

2 - Manuseio de Resíduos ;

3 - NR 06 ;

A gestão de resíduos é muito mais que somente a Coleta, Transporte e Destinação Final . A conscientização da equipe que trabalha na linha de frente é fundamental.

Conte com a Vitale para esse serviço.

Monday, 15 May 2023 18:00

É com imenso prazer que anunciamos nossa homologação na AFE (Autorização de Funcionamento).

 

O que é a AFE?

 
Autorização de Funcionamento (AFE) é o ato de competência da Anvisa que permite o funcionamento de empresas ou estabelecimentos, instituições e órgãos, mediante o cumprimento dos requisitos técnicos e administrativos constantes da  RDC n° 16/2014 . A empresa que não tiver autorização de funcionamento do órgão sanitário competente cometerá infração sanitária e estará sujeita a pena de manipulação, interdição, cancelamento de autorização e de licença e/ou multa, de acordo com os termos da Lei nº 6.437/  1977 .

 

Qual a importância?

 

O processo é um ato de competência da Anvisa que permite o funcionamento de empresas ou estabelecimentos, instituições e órgãos, mediante o cumprimento dos requisitos técnicos e administrativos. Portanto, é necessário apresentar uma série de documentos que atendam a esses critérios. Isso trás mais segurança para o gerador do resíduo.

 

Qual a atuação da Vitale após a emissão da AFE?

 

A partir de hoje estamos autorizados a prestar serviços de segregação, coleta e transporte de resíduos sólidos, resultantes de portos, aeroportos e fronteiras.


Conte sempre com a Vitale para solucionar seus problemas com resíduos.

 

Fonte:  https://www.gov.br/anvisa/pt-br/acessoainformacao/perguntasfrequentes/administrativo/autorizacao-de-funcionamento-afe-ou-ae/autorizacao-de-funcionamento-afe-ou-ae 

 
Friday, 05 August 2022 12:37

O que é uma visita técnica na área de resíduos?

A visita técnica é o primeiro contato que a Vitale realiza com o cliente, analisando previamente a área de resíduos sólidos e líquidos.

Esse serviço tem custo?

A visita técnica é GRATUITA, e é realizada antes da elaboração da proposta de prestação de serviço. 

 

Por que realizar uma visita técnica?

Na visita técnica você que seu negócio terá uma proposta personalizada, ocorre uma identificação de pontos de melhorias e adequações na área de resíduos perigosos e não perigosos, além de já receber instruções sobre como reduzir seus custos com coleta, transporte e destino final de resíduos .

 

Conte com a Vitale para realizar a Gestão dos Resíduos de seu empreendimento. Enquanto você cuida do seu negócio nós cuidamos do seu Resíduo. 

Friday, 05 August 2022 12:28

O que a Vitale pode oferecer para o seu negócio?

Nós vamos além de oferecer o serviço de transporte de resíduos. Somos especialista na Gestão de Resíduos Perigosos e Não Perigosos. Nós oferecemos o acompanhamento todo seu processo, desde da geração de resíduos até a destinação final, oferecendo sempre as melhores soluções para seu negócio.


Por que simplesmente transportar resíduos, se podemos pensar na geração de resíduos?

Dessa forma reduzimos custos e aumentamos a produtividade do seu empreendimento. Analisando sua situação atual é possível fazer uma analise técnica da sua área de resíduos sólidos e o identificamos o que pode ser melhorado nesse setor, dessa forma seu negócio terá maior aproveitamento. Além de uma consultoria atrelada ao serviço de transporte de resíduos sólidos, nós promovemos o treinamento operacional para seus colaboradores. 

Vamos repensar a gestão de resíduos do seu negócio?
Conte com a Vitale para te auxiliar, entre em contato com nossa equipe.

Friday, 05 August 2022 12:13

O que significa PAE?

PAE significa Plano de Atendimento Emergencial. 

O que ele contém?

Ele diretrizes que devem ser seguidas em situações de sinistros, ou seja, tudo que deve ser feito para mitigar as consequências de um acidente.

Qual a importância dos transportadores de resíduos perigosos?

O Plano de Atendimento é de extrema importância para os transportadores de resíduos perigosos. Com ele você garante detalhes detalhados para possíveis casos de acidentes em rota. Isso

salvaguarda a segurança do gerador, da comunidade local e do meio ambiente. Sempre contrate os transportadores que possuíam o PAE .

Garanta a sua segurança durante o transporte de seus resíduos e reduza o risco ambiental e operacional.

Nós da Vitale preservamos pela segurança de nossos colaboradores e do meio ambiente , por isso treinamos nossa equipe e revisamos nosso PAE . Contem conosco para transporte de resíduos com segurança.

 

Monday, 09 May 2022 16:03

O que é desmobilização de ativos?

Desmobilização de ativos ocorre quando uma empresa encerra suas atividades permanente em um determinado local . O empreendimento que finaliza suas atividades deve realizar a desmobilização de todos os materiais existentes na base operacional. Eles correspondem a mesas, cadeiras, estruturas, como também a coleta completa de todos os resíduos perigosos e não perigosos existente na unidade.

Quem realiza a desmobilização de ativos?


A desmobilização de ativos é de responsabilidade da empresa que utilizava a área, sendo ela própria ou alugada.


Por que realizar a desmobilização de ativos?

O encerramento de uma empresa, seja para mudança de local ou fechamento total, acarreta na geração de diversos resíduos, sejam eles perigosos (contaminados com óleo, epis usados, caixa separadora água e óleo, lâmpadas, eletrônicos, pilhas, etc) como resíduos não perigosos (madeira, plástico, vidro, orgânicos, etc). A falta de desmobilização dos resíduos perigosos deixados no local é passível de um desastre ambiental e social. No caso de resíduos não perigosos, a aparição de invasores e pragas.

 

Quais as vantagens de contratar a Vitale para realizar a desmobilização?

Ao contratar a Vitale Soluções Ambientais para gerenciar sua desmobilização, você garante a triagem dos ativos existentes na empresa, separando o que está bom para uso e pode ser vendido, bem como o que irá para tratamento de resíduos classe i ou classe ii. Garante a destinação adequada de todo o resíduo deixado no local. Segurança de finalizar as atividades do seu empreendimento sem risco de ser acionado ambientalmente ou criminalmente.

Portanto, realizar a desmobilização dos ativos empresariais, limpeza total da área, é uma responsabilidade da empresa. Essa atitude é uma forma de prezar pela segurança do meio ambiente e da comunidade local. É importante lembrar de acidentes como Césio-137, ocorrido no Brasil, conhecido como o maior acidente radioativo do país, ele poderia ter sido evitado com a correta desmobilização.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe!

Wednesday, 27 April 2022 18:27

O que é o treinamento operacional?

O treinamento operacional com equipes que trabalham com serviços operacionais.

Quais treinamentos fornecemos?

Uma área de resíduos é composta de diversos processos. Dentre os processos podemos citar a etapa inicial da segregação de material na indústria, farmácia, laboratórios, setor de manutenção, etc.

Por que minha equipe?

1 - Valorização dos colaboradores, conhecimento técnico;

2 - Vantagem competitiva, pois um tempo bem treinado de riscos operacionais;

3 - Menor rotatividade de colaboradores, com incentivo e promoção de cursos na área;

4 - Estimular novos comportamentos e atitudes, sensibilizando a ter senso crítico.

Uma equipe bem treinada evita acidentes  manuseando e acondicionado os resíduos de forma correta. Podem ocorrer tanto com o colaborador quanto com o meio ambiente.

A gestão de resíduos é muito mais que somente a Coleta, Transporte e Destino Final . A equipe da equipe que trabalha na linha de trabalho deve ser treinada e capacitada para atuar.

Conte com a Vitale para esse serviço.

Tuesday, 22 March 2022 17:12

O que significa RAPP?

Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais

Por que é importante realizar o relatório?

O documento é um instrumento de coleta de informações de interesse ambiental com objetivo de colaborar com os procedimentos de controle e fiscalização, além de subsidiar ações de gestão ambiental.

Quem é obrigado a realizar a declaração anualmente?

  1. Extração e Tratamento de Minerais
  2. Indústria de Produtos Minerais Não Metálicos
  3. Indústria Metalúrgica
  4. Indústria Mecânica
  5. Indústria de material Elétrico, Eletrônico e Comunicações
  6. Indústria de Material de Transporte
  7. Indústria de Madeira
  8. Indústria de Papel e Celulose
  9. Indústria de Borracha
  10. Indústria de Couros e Peles
  11. Indústria Têxtil, de Vestuário, Calçados e Artefatos de Tecidos
  12. Indústria de Produtos de Matéria Plástica
  13. Indústria do Fumo
  14. Indústrias Diversas
  15. Indústria Química
  16. Indústria de Produtos Alimentares e Bebidas
  17. Serviços de Utilidade
  18. Transporte, Terminais, Depósitos e Comércio
  19. Turismo
  20. Uso de Recursos Naturais

Qual o prazo para envio do RAPP?

O período de preenchimento e entrega do RAPP é de 1º de fevereiro a 31 de março de cada ano. As informações a serem prestadas se referem ao período compreendido entre o dia 1º de janeiro e o dia 31 de dezembro do ano anterior.

Quais informações são necessárias?

Para correto preenchimento, verifique se todos os dados da sua empresa estão atualizados, além das informações de recursos extraído, produzido, consumido e/ou comercializado, números das licenças, volume dos resíduos gerados e dados financeiros. Portanto o relatório engloba todos os aspectos do empreendimento (operação, logística e administrativa).

Logo, ter no seu quadro de fornecedores a Vitale Transporte de Resíduos, é uma segurança para preenchimento do RAPP, com atendimento a todas as normas ambientais cabíveis, além de realizar a Gestão de Resíduos de forma a garantir a eficiência empresarial do seu negócio.  

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe!

Para mais informações acessar os seguintes sites:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm?utm_campaign=comunicado_interno_-_rapp_ibama_-_erik&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Wednesday, 09 March 2022 11:50

O acúmulo de resíduos perigosos  e não perigosos é um problema enorme.

O armazenamento feito de forma inapropriada atrai, contamina o solo, água e qualquer indivíduo que tenha contato com o rejeito.

 

De quem a resposabilidade do resíduo é gerado?

É responsabilidade do gerenciador do manejo . Além de ser um risco ambiental é legal e econômico que pode ser um risco de forma muito simples.

 

Vantagens da contratação da Vitale Soluções Ambientais?

A Engenheiros Especialistas em Soluções Vitale com a gestão ambiental adequada das decisões, com serviço especializado e personalizado, com excelência e sócio.

Entre em contato e saiba como resolver esse problema na sua empresa.


Todos os Itens

Blog

Sua organização promove treinamentos operacionais?
Sua organização promove treinamentos operacionais ? A realização de treinamentos…
AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa)
É com imenso prazer que anunciamos nossa homologação na AFE…
Já agendou sua visita técnica?
O que é uma visita técnica na área de resíduos?…
Por que você economiza com a Vitale?
O que a Vitale pode oferecer para o seu negócio? Nós vamos além…
A importancia do PAE para transportadores de resíduos
O que significa PAE? O PAE significa Plano de Atendimento Emergencial.  O que…
Importância da desmobilização de ativos
O que é desmobilização de ativos? Desmobilização de ativos ocorre quando…
Qual a importância do treinamento operacional?
O que é o treinamento operacional? O treinamento operacional com…
Seu empreendimento já declarou o RAPP de suas atividades?
O que significa RAPP? Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras…
O acúmulo de resíduos é um problema para você?
O acúmulo de resíduos perigosos  e não perigosos é um…
Sua empresa destina os resíduos gerados de forma correta?
O que é o gerenciamento de resíduos sólidos? O gerenciamento…
Como reduzir o risco ambiental da sua empresa?
Como reduzir o risco ambiental da sua empresa? A redução…
CIV e CIPP
CIV e CIPP são certificações obrigatórias e fundamentais para os…
Gestão de Resíduos e Eficiência Empresarial
Gestão de Resíduos e Eficiência Empresarial, entenda as vantagens para…