O que é o gerenciamento de resíduos sólidos?
O gerenciamento de resíduos sólidos é o acompanhamento correto de todos os resíduos gerados pela empresa. Como etapas de análise desde sua geração de sólidos . Existem diversos programas que podem direcionar o gerenciamento correto. Como por exemplo o PGRS e o PGRSS.
Por que o gerenciamento de resíduos sólidos é importante?
O gerenciamento dos resíduos sólidos é de suma importância, visto que os resíduos apresentam riscos públicos ao meio ambiente e à saúde.Portanto, sua correta segregação, acondicionamento, classificação, transporte e destinação final, preservam o bem estar da comunidade local e do meio ambiente.
Como classificar os resíduos sólidos?
A classificação é o processo de identificação ou atividade que deu origem, funções e funções de identificação. Logo, deve-se considerar o impacto que eles podem ocasionar ao entrarem em contato direto com a população ou com o meio ambiente, sendo crime o descarte indevido.
Quais são as responsabilidades do gerador de resíduos sólidos?
O gerador de resíduos sólidos possuí responsabilidade socioambiental de realizar o devido manuseio, transporte e destinação final dos seus resíduos, bem como o acompanhamento e analise.
Seja um Gerador responsável!
Conte com a Vitale Ambientais para gerenciar o formato adequado os gerados pelo seu empreendimento.
Como reduzir o risco ambiental da sua empresa?
A redução do risco ambiental é uma consequência de uma Gestão de Resíduo eficiente e correta do empreendimento. Contudo é importante que o gerador entenda primeiro o que é risco ambiental e como a Gestão de Resíduo adequada influência a redução desse risco.
O que é risco ambiental?
Risco ambiental é a presença de agente físico, químico ou biológico no ambiente de trabalho, que podem ser prejudiciais à saúde do trabalhador.
Qual a Legislação que aborda sobre o Risco Ambiental?
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), regido pela NR 9 da Portaria 3.214/78, recentemente atualizada pela Portaria nº 6.735, de 10 de março de 2020.
Qual a relação do risco ambiental e a Gestão de Resíduo?
Os resíduos gerados podem ser classificados como Classe I (Resíduos Perigosos) e Classe II (Resíduos Não Perigosos). Esses resíduos, ao serem gerados pelo empreendimento, ficam acondicionados, geralmente, na unidade gerador até a realização do serviço de coleta, transporte e destinação final adequada.
Se em qualquer parte do processo descrito ocorrer uma irregularidade, esse desvio representa um risco ambiental, visto que esse conduta errada no procedimento pode gerar um dano ambiental, como também impactar na saúde dos indivíduos expostos ao rejeito.
Como reduzir o risco ambiental?
Uma forma de reduzi o risco ambiental no seu empreendimento é a realização de uma Gestão de Resíduos eficiente e adequada a realidade do gerador. Realizando a Gestão de Resíduos de forma assertiva reduz o risco de contaminação do meio ambiente e dos colaboradores a eles exposto.
Quando não se tem o devido cuidado na gestão de resíduos, os seguintes riscos se destacam:
- Poluição
- corpos hídricos (lençol freático, lagos, lagoas, rios, etc);
- visual;
- Contaminação do solo;
- Aumento dos alagamentos;
- Aumento de vetores transmissores de doenças.
Logo é evidente a necessidade de realizar o correto acondicionamento, coleta, transporte e destinação final dos resíduos gerados por qualquer empreendimento. Todas as medidas de segurança desempenhadas em nessas etapas são essenciais para salvaguardar o meio ambiente e os trabalhadores envolvidos de forma direta e indireta.
Quer saber mais? Entre em contato, estamos a disposição para atendê-lo.
CIV e CIPP são certificações obrigatórias e fundamentais para os transportadores de resíduos perigosos a granel. Vamos entender mais sobre esses documentos?
O que é CIV e CIPP?
CIV é o Certificado de Inspeção Veicular e CIPP é o Certificado de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos. Essas certificações são obrigatórias para todos os meios que realizam o Transporte de Produtos Perigosos a Granel, através da Portaria 457/2008 do INMETRO.
Quem realiza a venda a fazer?
A contratação dos veículos e a emissão dos certificados são realizados pelos organismos acreditados INMETRO. Antes de realizar a verificação regular ou certificar-se ou aceitar o certificado, o organismo de inspeção veicular regular está acreditado.
Qual a validade do CIV e do CIPP?
Ambos têm validade de 1 ano. Portanto, anualmente os veículos que realizam o transporte de produtos perigosos deve realizar a verificação.
Quais as vantagens de contratar que fizeram o CIV e o CIPP regular?
Ao solicitar seu Transportador de produtos perigosos o CIP, você garante que as questões de rodante/chassi do veículo estão protegidas para a realização do serviço, como também estão todos os equipamentos em conformidade com os requisitos legais.
Portanto, ao necessário, a comprovação da CIV e da CIPP de seus fornecedores você garante que os veículos e equipamentos não transportam os resíduos aptos e seguros para esse serviço. Preservando a segurança do gerador, transportador, receptor, comunidade local e meio ambiente.
Gestão de Resíduos e Eficiência Empresarial, entenda as vantagens para sua empresa
Muitas vezes a gestão de resíduos é considerada trabalhosa, com custo elevado e sem resultados visíveis. Contudo, essa é uma visão ultrapassada.
A Gestão de Resíduos e sua relação direta com a Eficiência Empresarial
Com a gestão adequada, é possível medir a eficiência empresarial do empreendimento, analisando as perdas do processo, desvios operacionais e até a qualidade dos produtos oferecidos. A Gestão adequada dos resíduos gerados, possibilita uma visão ampla e completa da sua produção.
Vantagens da Gestão de Resíduos na garantia da Eficiência Empresarial
Dentre as vantagens da Gestão de Resíduos podemos citar, a reutilização dos rejeitos na cadeia de produção, a redução de resíduo a ser descartado ou destinado de forma apropriada, manutenção da saúde, integridade da população, integridade do meio ambiente e redução na compra de matérias primas (visto que muitas vezes estão sendo desperdiçadas).
Todos os supracitados benefícios, garantem um aumento na eficiência empresarial no que se diz respeito a Gestão de Resíduos.
Portanto, a Gestão de Resíduos e a Eficiência Empresarial estão ligadas de forma intrínseca e deve ser realizada com seriedade e com conhecimento aprofundado, para que a aplicação do PGRS seja realizada de forma correta.
No Departamento de Gerenciamento de Resíduos – DGR, fica responsável por analisar e prever quais são os processos mais adequados e disponíveis para a destinação e/ou tratamento dos resíduos coletados e transportados, realizando a homologação de todos os fornecedores aptos e habilitados para realizar a recepção e/ou tratamento do material descartado.
O transporte de produtos perigosos é realizado por motorista devidamente cadastrado, treinado internamente e com Curso de Movimentação de Produtos Perigosos – MOPP, devidamente uniformizada e equipamento para a realização do serviço.
A VITALE possui uma frota de veículos destinados ao transporte de resíduos, cumprindo todas as exigências legais e ambientais.
A coleta dos resíduos é realizada na unidade geradora, por uma equipe devidamente treinada e equipada para realizar o processo de retirada de material e carregamento do veículo.
Valorizar o Capital Humano
Incluir Pessoas
Trabalhar com Responsabilidade
Amar o Meio Ambiente
Lucrar com Integridade
Executar com Excelência
Ser reconhecida como a melhor empresa de soluções ambientais da Bahia até o ano de 2028, sempre garantindo a proteção socioambiental.